Portugal 2020

Subscreva feed Portugal 2020
Actualizado: há 35 minutos 41 segundos atrás

Lançado novo Portal digital do Calçado Português

Sex, 18/09/2020 - 00:00

Foi ontem apresentado o Portal ‘Portuguese Shoes’, o maior investimento de sempre na área digital do setor do calçado, “a maior montra de calçado português alguma vez criada”, assegura Luís Onofre, Presidente da APICCAPS.

 

Cofinanciado pelo Programa Operacional COMPETE 2020, no Portal ‘Portuguese Shoes’ para além de informação síntese sobre as empresas, será possível aceder aos showrooms das empresas, com milhares de produtos, informação técnica especializada, e outros dados relevantes relacionados com as empresas e as marcas.

 

Nos próximos meses, acesso a showroom virtuais e fotos em 3D serão disponibilizados em grande escala.

 

O mesmo Portal disponibiliza informação sobre todas as marcas portuguesas de calçado que já estão à venda online, promovendo dessa forma uma ligação mais efetiva e sistematizada entre as marcas e os consumidores finais.

 

De acordo com o Presidente da APICCAPS, “vivemos um período de exceção das nossas vidas, com limitações sérias em matéria de viagens e mesmo da participação em eventos promocionais no exterior. Por esse motivo, a APICCAPS trabalhou nos últimos meses para poder oferecer aos nossos clientes internacionais toda a informação sobre a oferta portuguesa nas áreas do calçado, componentes artigos de pele”.

 

O lançamento do Portal ‘Portuguese Shoes’ está enquadrado na estratégia do setor, no âmbito do Plano FOOTure 4.0, que tem como objetivo tornar Portugal “a referência internacional da indústria de calçado, pela sofisticação e pela criatividade, reforçando as exportações portuguesas alicerçadas numa base produtiva nacional, sustentável e altamente competitiva, fundada no conhecimento e na inovação”.

 

Até final de 2021, o setor investirá três milhões de euros no universo digital, no âmbito do projeto “Valorização da Oferta na Fileira do Calçado”, apoiado pelo COMPETE 2020.

 

 

Fonte: Apiccaps/Compete2020

Consulta sobre o Plano de Ação para o Pilar Europeu dos Direitos Sociais

Sex, 18/09/2020 - 00:00

No próximo dia 24 de setembro, a Representação da Comissão Europeia em Portugal promove uma Consulta Pública virtual sobre o Plano de Ação para a implementação integral do Pilar Europeu dos Direitos Sociais, das 9h00 às 11h30.

 

Segue-se um debate e comentário com intervenções de partes interessadas, de peritos e com a possibilidade dos inscritos participarem no debate.

 

O Plano de Ação deverá ser apresentado pela Comissão Europeia no início de 2021, para ser aprovado ao mais alto nível político numa Cimeira Social a realizar durante a presidência Portuguesa do Conselho Europeu na primavera de 2021.

 

A Consulta Pública virtual terá a participação do Comissário Europeu para o Emprego e os Direitos Sociais, Nicolas Schmit, e da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Godinho.

 

A INSCRIÇÃO prévia é obrigatória para receber o email com o link de acesso ao evento.

 

Consulte o PROGRAMA preliminar e a informação de contexto.

 

 

Fonte: Rep. CE Portugal

Mar 2020 ainda mais perto de si

Sex, 18/09/2020 - 00:00

Com vista a uma maior acessibilidade e rapidez na resolução das questões colocadas, foi disponibilizada no website do Programa Operacional Mar 2020 uma ferramenta que permite registar os Pedidos de Suporte dos seus Beneficiários.

 

Esta nova funcionalidade visa garantir:

 

FACILIDADE – o pedido é solicitado através da homepage do website do MAR 2020 em "Coloque as suas dúvidas aqui".
 

EFICIÊNCIA – o pedido é encaminhado diretamente para os técnicos responsáveis pela matéria em questão, que iniciarão a sua análise.
 

CENTRALIZAÇÃO – os pedidos de informação são concentrados num único canal de comunicação, o que facilita e agiliza o seu encaminhamento e tratamento.
 

CONTROLO – aquando da submissão de pedido de informação é atribuída uma numeração que permite ao interessado a identificação do seu pedido em futuros contactos e um maior controlo do mesmo por parte dos responsáveis pela análise.
 

RAPIDEZ – A disponibilização de um breve formulário com os campos essenciais para a identificação da situação, permite que a análise e sua resolução possam ser efetuadas com maior celeridade.
 

COMPROVATIVO – O interessado recebe uma comunicação escrita com resposta e encerramento do seu pedido.

 

Tem dúvidas? Fale com o MAR 2020 através de http://www.mar2020.pt.

 

 

Fonte: Mar2020

 

Nova diretora na Agência Nacional Erasmus+

Sex, 18/09/2020 - 00:00

A Agência Erasmus+ tem uma nova diretora cuja missão será preparar uma nova fase de construção europeia e de reforço da posição de Portugal nas redes europeias de Ensino e Formação.

 

Ana Cristina Miranda Perdigão irá promover a transição entre o atual Programa Erasmus+, que termina no final deste ano, e o próximo Programa Erasmus+ para o período 2021-2027.

 

Visa-se fortalecer o papel da Agência no aumento da mobilidade de estudantes do ensino superior, de Portugal para o estrangeiro e do estrangeiro para Portugal, reforçando e diversificando o atual padrão de mobilidade e países de origem e destino dos estudantes.

 

Pretende-se também reforçar a atração de estudantes luso-descendentes para as instituições de ensino superior portuguesas, reforçar e modernizar a cooperação entre as instituições de ensino superior nacionais e as congéneres europeias para a mobilidade de estudantes e docentes, incentivar a constituição e a participação nas redes europeias de instituições de ensino superior no âmbito da iniciativa «Universidades Europeias».

 

Serão também promovidas parcerias estratégicas para a mobilidade entre operadores nacionais e europeus de Ensino e Formação Profissional e implementar mecanismos regulares de monitorização e divulgação da gestão do Programa a nível nacional e de divulgação pública da correspondente informação.

 

 

Fonte: Erasmus+/República Portuguesa

 

Webinar sobre Apoios e Incentivos à contratação e criação de Emprego

Sex, 18/09/2020 - 00:00

No próximo dia 24 de setembro, pelas 14h30, realiza-se o Webinar ‘Apoios e incentivos à contratação e criação de Emprego’, onde será apresentado o novo sistema de incentivos +CO3SO Emprego.

 

Promovido pela AERLIS, este webinar destina-se a todos os Profissionais do setor público, privado e sem fins lucrativos, diretamente envolvidos em funções de recrutamento, seleção e gestão de carreiras.

 

Tem por objetivos apresentar o sistema de incentivos +CO3SO Emprego, informar sobre os apoios e incentivos ao emprego em geral, e para as pessoas com deficiência em particular, bem como dar a conhecer recursos disponíveis para as entidades empregadoras que queiram contratar pessoas com deficiência.

 

A participação é gratuita. 

 

Reserve já o seu lugar!

 

 

Fonte: AERLIS

Candidaturas abertas ao Programa 'Testar com Ciência e Solidariedade' COVID-19

Qui, 17/09/2020 - 00:00

O Programa Operacional ALENTEJO 2020 abriu o período de apresentação de candidaturas até dia 9 de outubro ao Programa ‘Testar com Ciência e Solidariedade’ - COVID-19.

 

A situação de pandemia que se vive em Portugal e no mundo, e que motivou a declaração do estado de emergência, e em seguida do estado de calamidade no país, tem imposto a adoção de medidas extraordinárias, e de caráter urgente, de resposta à situação epidemiológica provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2 e pela COVID-19.

 

Neste âmbito, para além da I&D em curso a nível internacional para novas terapias e vacinas, as quais têm ainda um percurso de aperfeiçoamento e certificação particularmente exigente em termos científicos e prolongado no tempo, as autoridades competentes têm mostrado a necessidade de alargar o conhecimento e o desenvolvimento tecnológico e a inovação em diferentes áreas.

 

Uma das áreas de intervenção com relevância imediata diz respeito à I&D no âmbito do rastreio e testagem da população, em particular dos mais idosos e vulneráveis, bem como dos profissionais com maior exposição ao agente infecioso.

 

Este processo exige a mobilização de recursos científicos e técnicos, designadamente com a perspetiva de alargar o âmbito de testes com base na extração de material genético do vírus, assim como para novos testes com base em análises serológicas para a deteção de anticorpos em combinação com estudos imunológicos.

 

A minimização do tempo de espera do resultado do teste poderá ter grande contribuição para reduzir a taxa de contaminação, dado que permitirá uma maior celeridade na passagem para o próximo nível de decisão.

 

O presente Aviso SAICT-D2-2020-02 tem como Objetivo Temático (OT): 01 - Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação na prioridade de Investimento 1.1. correspondente ao reforço das infraestruturas de investigação e inovação (I&I) e das capacidades destinadas a desenvolver a excelência em matéria de I&I, bem como a promoção de centros de competência.

 

São beneficiários dos apoios previstos no presente AAC, as Entidades Não Empresariais do Sistema de I&I (doravante designadas de ENESII), certificadas pelo INSA para a realização de testes de diagnóstico viral COVID, nos termos do presente Aviso:

 

1) Instituições de Ensino Superior, seus Institutos e unidades de I&D;

 

2) Laboratórios do Estado ou internacionais com sede e atividade efetiva em Portugal;

 

3) Instituições privadas sem fins lucrativos que tenham como objeto principal atividades de I&D.

 

4) Outras instituições públicas e privadas, sem fins lucrativos, que desenvolvam ou participem em atividades de investigação científica.

 

A área geográfica de aplicação do presente AAC tem aplicação em todas as regiões NUTS II do Continente (Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve).

 

O prazo para a apresentação de candidaturas termina a 9 de outubro de 2020 às 19 horas.

 

Consulte no Balcão 2020.

 

 

Fonte: Alentejo2020

Atualizada Taxa Base de Portugal para -0,17% no âmbito dos auxílios de Estado

Qui, 17/09/2020 - 00:00

Foi atualizada a taxa base para cálculos relacionados com os auxílios de Estado, sendo a nova taxa para Portugal de -0,17%, a partir do dia 1 de setembro de 2020, conforme Comunicação da Comissão Europeia.

 

Para o cálculo das taxas de referência e de atualização deve ser acrescida à taxa base uma margem de 100 pontos de base. No caso da taxa de juro aplicável na recuperação dos auxílios de Estado, deverão ser também adicionados 100 pontos de base à taxa base.

 

De acordo com a revisão do método de fixação das taxas de referência e de atualização, adotado pela Comissão em 01.07.2008, a taxa base é calculada a partir das taxas do mercado monetário a um ano, e são aplicadas margens em função da notação da empresa em causa e das garantias prestadas.

 

Esta taxa base será atualizada sempre que apresente, durante o ano, um desvio superior a 15% relativamente à média dos últimos três meses para os quais se dispõe de dados, o que significa que, a nova taxa base será calculada sobre a média dos três meses precedentes.

 

As taxas de referência e de atualização são utilizadas para avaliar o equivalente-subvenção dos auxílios, particularmente quando são pagos em diversas frações, para calcular o elemento de auxílio resultante dos regimes de empréstimos bonificados, e para verificar a conformidade com a regra de minimis e o regulamento geral de isenção por categoria.

 

A nova taxa base é igualmente publicada na seguinte página da Comissão Europeia - DG Concorrência.

 

Fonte: AD&C/NCPAE

Esta semana promova Emissões Zero, Mobilidade para Todos

Qui, 17/09/2020 - 00:00

Emissões Zero, Mobilidade para Todos é o tema central da 19ª edição da Semana Europeia da Mobilidade, que se realiza de 16 a 22 de setembro, e da 21ª edição do Dia Europeu sem Carros.

 

Esta temática reflete o ambicioso objetivo da União Europeia de ser o primeiro continente neutro em termos de clima até 2050, e pretende dar especial destaque à importância do acesso a transportes zero emissões e à promoção da mobilidade inclusiva.

 

Portugal, que participa na iniciativa europeia desde a primeira hora, tem gerado um grande movimento de adesão, não só por parte do público, como através de um número crescente de parceiros que colaboram ativamente com as autarquias envolvidas.

 

Assista à versão portuguesa do FILME promocional da campanha e, nesta semana: Desloque-se sem carro!

 

 

Fonte: EMW2020

11º Congresso Nacional da Administração Pública

Qui, 17/09/2020 - 00:00

Realiza-se entre os dias 23 e 25 de setembro o 11.º Congresso Nacional da Administração Pública sob o tema “Competências Emergentes”.

 

Esta edição é uma oportunidade para refletir a energia da Administração Pública nos desafios que enfrenta e na sua capacidade adaptativa para superar os desafios do futuro.

 

A liderança e o digital, as competências e os valores emergentes e a investigação e a transferência de conhecimento são alguns dos temas a abordar neste congresso que é expressão de um trabalho colaborativo de três áreas governativas: Modernização do Estado e da Administração Pública; Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.
 

Tendo em consideração as atuais circunstâncias, resultantes da pandemia, o congresso privilegia o formato virtual e inclui mesas redondas e entrevistas, criando igualmente espaço de debate com o público.

 

Consulte aqui o PROGRAMA e INSCREVA-SE. A capacidade é limitada.

 

 

Fonte: INA

9.ª Semana do Empreendedorismo de Lisboa

Qui, 17/09/2020 - 00:00

A 9.ª Semana do Empreendedorismo de Lisboa terá lugar entre os dias 21 e 27 de setembro 2020.

 

Esta edição está centrada na retoma da economia da cidade, procurando maximizar a sua eficiência mas sem perder o foco na sustentabilidade, lembrando que Lisboa é em 2020 a Capital Verde Europeia.

 

O objetivo principal é conseguir tornar a cidade mais resiliente perante as adversidades, e definir uma estratégia para que a cidade possa: Retomar, Reequilibrar e Reinventar!

 

A Semana de Empreendedorismo de Lisboa junta todo o Ecossistema Empreendedor da cidade para fomentar a interação, promovendo a economia da cidade e posicionando-a a uma escala internacional.

 

A sinergia criada entre uma enorme diversidade de eventos, parceiros e público é uma demonstração da energia e vitalidade de uma das cidades mais competitivas, inovadoras e criativas atualmente a nível europeu.

 

Consulte aqui o PROGRAMA (em constante atualização).

 

Saiba mais no website da 9.ª Semana do Empreendedorismo de Lisboa.

 

 

Fonte: Selmadeoflisboa

 

Projeto SENSECOR rumo ao rápido rastreio da COVID-19

Qui, 17/09/2020 - 00:00

Uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) está a desenvolver uma ferramenta de rastreio precoce para detetar o vírus SARS-CoV-2 que provoca a COVID-19 em pacientes sintomáticos.

 

O projeto foi cofinanciado pelo Programa Operacional COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento na vertente de co-promoção, envolvendo um investimento total de 538 mil euros, correspondendo a um investimento elegível de 477 mil euros, o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 457 mil euros.

 

O projeto SENSECOR visa desenvolver Prova de Conceito de um sistema inovador e inédito que integra várias unidades: imunoensaio, aplicação móvel para smartphone e módulo de condicionamento de sinal e comunicação de dados.

 

Este sistema facilitará a descentralização do rastreio de SARS-CoV-2 em pacientes sintomáticos, assim como a posterior centralização de dados de monitorização epidemiológica da infeção nas unidades de saúde competentes e autorizadas.

 

Desta forma, o sistema SENSECOR apoiará a tomada de decisão clínica rápida, minimizando o recurso a testes de diagnóstico moleculares dispendiosos, a sobrecarga de recursos humanos especializados e de profissionais da saúde, o que a jusante contribuirá para a contenção do contágio e mitigação do alastramento da pandemia.

 

De acordo com Catarina Marques, coordenadora do SENSECOR, o financiamento COMPETE 2020 atribuído é essencial para aquisição de equipamento, recursos materiais, logísticos e humanos, sem os quais a criação e validação dos módulos que constituem o sistema integrado de rastreio de SARS-CoV-2 seriam inviáveis ou dificilmente alcançados com a mesma eficiência holística.

 

A abordagem de I&D e Inovação proposta no SENSECOR recorre ao conhecimento multidisciplinar e ao estabelecimento de sinergias entre entidades do setor público (Universidade de Aveiro (UA)), privado (Instituto de Telecomunicações (IT2)) e empresarial (Wavecom e Centro Hospitalar do Baixo Vouga, E.P.E. (CHBV)) como copromotores ou parceiros, para desenvolver novas estratégias em diferentes Áreas de Atuação.

 

 

 

 

Fonte: UA/Compete2020

FIT | Turismo de Portugal vai apoiar 327 startups e ideias de projeto

Qua, 16/09/2020 - 00:00

A presente edição do Programa FIT – Fostering Innovation in Tourism conta com 327 startups e ideias de projeto participantes nos programas de ideação, de aceleração e de inovação aberta selecionados, e aos quais será concedido um incentivo financeiro de 1,2 milhões de euros.

 

Esta é a primeira vez que o Programa FIT prevê expressamente o apoio à inovação aberta, como forma de estimular a inovação, em particular nas PME, que constituem a maioria das empresas portuguesas no setor do turismo.

 

A edição 2020/2021 do Programa FIT envolve 4 programas de ideação, 5 programas de aceleração e 7 de inovação aberta, num total de 327 startups e ideias de projeto. Foi recebido um total recorde de 35 candidaturas, que foram apresentadas por incubadoras, que integram a rede de 46 incubadoras que assinaram o Protocolo FIT com o Turismo de Portugal.

 

Estas iniciativas deverão centrar-se em soluções que melhorem a experiência dos turistas, que deem resposta aos desafios da sustentabilidade e big data no Turismo.

 

O montante de 1,2 milhões de euros de incentivo é alocado à dinamização da inovação e à adoção de tecnologias pelas empresas nacionais de turismo, apoiando a experimentação e adoção de soluções inovadoras pelo setor, tendo como principal objetivo a inovação tecnológica ou a inovação de modelos de negócio que permitam reforçar a capacitação das empresas nacionais e melhorar a comunicação do destino com os turistas.

 

A Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, afirma que "o objetivo é, em estreita colaboração com incubadoras, empresas instaladas e capitais de risco, trabalhar os desafios do sector e encontrar na comunidade empreendedora soluções úteis e inovadoras que contribuam para construir o turismo do futuro".

 

Para Luís Araújo, Presidente do Turismo de Portugal, "este é um programa relevante para o turismo em Portugal e que traduz a forte aposta que temos vindo a fazer na inovação da atividade turística, oferecendo condições para criar, desenvolver e implementar soluções únicas que contribuam para a competitividade das empresas portuguesas e para a afirmação internacional do destino Portugal".

 

Face aos desafios que se vivem globalmente, e na atividade turística em particular, este investimento na inovação do setor torna-se ainda mais pertinente e vai continuar a ser uma aposta estratégica do Turismo de Portugal, no âmbito da iniciativa Turismo 4.0 e da Estratégia Turismo 2027.

 

O Programa FIT foi criado em 2016 e nas três edições anteriores foram apoiados projetos de ideação e aceleração que envolveram 897 startups e ideias de projetos, totalizando um investimento de 5,1 milhões de euros, a que correspondeu um incentivo de três milhões de euros.

 

Saiba mais aqui

 

Fonte: Portal do Governo/Turismo de Portugal/MC

Novo Estudo sobre a Reutilização de Água Residual Tratada em Lisboa

Qua, 16/09/2020 - 00:00

O “Estudo de atitudes e comportamentos face à reutilização de água residual tratada em Lisboa” foi desenvolvido no âmbito do Projeto CEMOWAS2, um projeto europeu financiado através do programa Interreg Sudoe, que tem como principal objetivo propor estratégias de gestão e a demonstração da viabilidade de soluções concretas para os resíduos orgânicos e águas residuais.

 

Neste documento é reportado o resultado de um trabalho de pesquisa quali-quantitativa, realizado pelo IMR – Instituto de Marketing Research com a coordenação da Lisboa E-Nova, que pretende aferir a recetividade dos cidadãos residentes em Lisboa à utilização de água residual tratada em espaços públicos exteriores, integrando também o ponto de vista de instituições e entidades interessadas. O relatório descreve a metodologia de trabalho utilizada, os resultados e as conclusões.

 

A análise sociológica foi estruturada em três fases, que incluíram a constituição de 2 grupos de foco, a realização de inquéritos e de entrevistas individuais às principais partes interessadas nesta temática na cidade de Lisboa, e contou com o contributo de vários especialistas, decisores e responsáveis operacionais.

 

Entre várias outras informações relevantes que podem ser retiradas deste estudo, destaca-se uma elevada predisposição para a aceitação da utilização de Água Residual Tratada em espaços exteriores por parte dos cidadãos. (cerca de 81,4%). Os menos convictos relativamente a esta alternativa argumentam, sobretudo, a desconfiança face a potenciais efeitos nocivos na saúde.

 

A reutilização da água é, ainda, relacionada a outras potenciais associações negativas, como a incorporação de produtos químicos, que gera a perceção de insegurança por eventuais efeitos na saúde pública, bem como a necessidade de incremento do investimento publico, perceções potenciadas por um elevado desconhecimento em relação ao ciclo urbano da água.

 

Neste sentido, a comunicação e a informação emergem como elementos chave para melhorar a recetividade dos cidadãos a esta utilização, permitindo elucidar sobre as razões justificativas e, sobretudo, demonstrar a segurança e inocuidade para o ser humano.

 

 

Saiba mais aqui.

 

Fonte: Lisboa E-Nova/MC

Centro 2020 | Suspensão dos Avisos +CO3SO

Qua, 16/09/2020 - 00:00

Nos termos do ponto 15 do Aviso em referência e em conformidade com a decisão da Autoridade de Gestão do Programa Centro 2020, comunica-se que, a partir das 18h00 do dia 15 de setembro de 2020, foi suspensa a receção de candidaturas dos Avisos do Sistema de Apoios ao Emprego e ao Empreendedorismo.

 

Consulte a lista de Avisos Suspensos em:

15/09/2020 (publicado em 14/09/2020 às 16:58)

16/09/2020 (publicado em 15/09/2020 às 12:25)

 

Fonte: Centro 2020/MC

Estado da União 2020 | Unidos na diversidade e na adversidade

Qua, 16/09/2020 - 00:00

Consulte aqui o Discurso sobre o Estado da União da Presidente da Comissão Europeia Ursula von der Leyen na sessão Plenária de hoje do Parlamento Europeu, onde abordou os grandes desafios e prioridades da União para o próximo ano.

 

Elisa Ferreira, Comissária Europeia da Coesão e Reformas, Sofia Colares Alves, Representante da Comissão Europeia em Portugal, Ana Isabel Xavier, Professora Associada do Departamento de Relações Internacionais da Universidade Autónoma de Lisboa, Bruno Cardoso Reis, Henrique Burnay, Senior Partner EUpportunity, e os vencedores do #Hackathon SOTEU comentam o Discurso sobre o Estado da União Europeia (SOTEU) durante o webinar organizado pela Comissão Europeia em Portugal esta manhã.

 

Fonte: Rep. da CE em Portugal/MC

Financiamento do Plano de Recuperação para a Europa

Qua, 16/09/2020 - 00:00

Para financiar os investimentos necessários, a Comissão Europeia vai emitir obrigações nos mercados financeiros, em nome da União Europeia.

 

Para possibilitar os empréstimos, vai igualmente alterar a decisão sobre os recursos próprios e aumentar a margem de manobra - a diferença entre o limite máximo dos recursos próprios do orçamento de longo prazo (o montante máximo dos fundos que a União pode solicitar aos Estados-Membros para financiar as suas despesas) e as despesas reais.

 

Graças à utilização da margem de manobra como garantia, a Comissão vai mobilizar fundos nos mercados e canalizá-los, através do Next Generation EU, para programas destinados a reparar os danos económicos e sociais e a preparar um futuro melhor.

 

Saiba mais aqui

 

Fonte: Publicações da UE/MC

European Research & Innovation Days | online de 22 a 24 de setembro

Qua, 16/09/2020 - 00:00

Dinamizados pela Comissão Europeia, os Dias Europeus de Investigação e Inovação são o principal evento anual de Investigação e Inovação, que reúne decisores políticos, investigadores, empresários e o público para debater e moldar o futuro da investigação e inovação na Europa. Este ano, é um evento totalmente virtual .

 

Ao criar ligações entre a investigação científica de ponta e os desafios mais urgentes de uma geração, desde a crise climática até à construção de um mundo digital acessível a todos, os Dias Europeus de Investigação e Inovação representam uma oportunidade única para se juntar ao debate e ajudar a promover mudanças reais.

 

Consulte aqui o Programa e participe!

 

Mais informações disponíveis em https://research-innovation-days.ec.europa.eu/

 

Fonte: Site da Iniciativa/MC

Norte 2020 | Avisos +CO3SO com suspensão da 2.ª fase

Ter, 15/09/2020 - 00:00

A Autoridade de Gestão do Programa Operacional Regional Norte 2020 informa que serão suspensos, a partir de 16 de setembro, os seguintes Avisos +CO3SO:

NORTE-40-2020-48 - GAL - ADER-SOUSA | Urbano
NORTE-40-2020-29 - GAL – ADRAT | Empreendedorismo Social
NORTE-40-2020-30 - GAL – ADRAT | Interior
NORTE-40-2020-51 - GAL – ADRIL| Interior
NORTE-40-2020-50 - GAL – ADRIL | Urbano
NORTE-40-2020-69 - GAL – ADRIMAG | Empreendedorismo Social
NORTE-40-2020-70 - GAL – ADRIMAG | Interior
NORTE-40-2020-71 - GAL – ADRIMAG | Urbano
NORTE-40-2020-57 - GAL – ADRIMINHO | Interior
NORTE-40-2020-58 - GAL – ADRIMINHO | Urbano
NORTE-40-2020-32 - GAL – ADRITEM | Urbano
NORTE-40-2020-64 - GAL – AMP | Urbano
NORTE-40-2020-26 -  GAL – ATAHCA | Empreendedorismo Social
NORTE-40-2020-28 - GAL – ATAHCA | Interior
NORTE-40-2020-27 - GAL – ATAHCA | Urbano
NORTE-40-2020-60 - GAL - BEIRA DOURO | Interior
NORTE-40-2020-66 - GAL – CORANE | Interior
NORTE-40-2020-38 - GAL – DESTEQUE | Empreendedorismo Social
NORTE-40-2020-37 - GAL – DESTEQUE | Interior
NORTE-40-2020-39 - GAL – DOLMEN | Interior
NORTE-40-2020-41 - GAL – DOLMEN | Urbano
NORTE-40-2020-53 - GAL - DOURO HISTORICO | Interior
NORTE-40-2020-43 - GAL - DOURO SUPERIOR | Interior
NORTE-40-2020-34 - GAL – IPAV | Urbano
NORTE-40-2020-68 - GAL - LITORAL RURAL | Urbano
NORTE-40-2020-45 - GAL - SOL AVE | Interior
NORTE-40-2020-46 - GAL - SOL AVE | Urbano

Esta decisão prende-se com o elevado número de candidaturas apresentadas até ao momento, em função do esgotamento da dotação prevista naqueles avisos.

O aviso NORTE-40-2020-55, do GAL PROBASTO, já havia sido suspenso no dia 19 de agosto.

 

Fonte: Norte 2020

 

Visão Estratégica para Plano de Recuperação Económica de Portugal 2020-2030 | Contributos

Ter, 15/09/2020 - 00:00

Conheça o Balanço da Consulta Pública da “Visão Estratégica para o Plano de Recuperação Económica de Portugal 2020-2030”.

 

Depois da apresentação pública da Visão Estratégica para o Plano de Recuperação Económica de Portugal 2020-2030, decorreu durante um mês um debate público alargado, com a participação de múltiplos cidadãos, associações, confederações, autarquias, empresas, universidades, centros de investigação, sindicatos e inúmeros outros organismos.

 

Foram recebidos mais de mil contributos que versaram todas as áreas e eixos estratégicos apresentados no documento. Este debate muito participado é por si só inspirador, mostra o interesse e a posição de muitos cidadãos e instituições na busca de um rumo para o país que possa fazer face à enorme crise económica, social e sanitária gerada pela pandemia Covid-19.

 

 

Para saber mais, consulte também:

 

 

 

Fonte: Portal do Governo/MC

Auscultação Pública da Visão Estratégica para a Região Centro 2030

Ter, 15/09/2020 - 00:00

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) está a coordenar o processo coletivo de construção de uma "Visão Estratégica para a Região Centro 2030".

 

Este exercício, que se pretende participado pelos agentes regionais, teve um primeiro momento de apresentação e discussão numa sessão pública, organizada no dia 13 de janeiro, a que se seguiu uma recolha de contributos de todos quantos quiseram participar ativamente nesta reflexão conjunta.

 

Desde essa altura, para além de consolidar e incorporar os contributos que oportunamente chegaram, fomos confrontados com a circunstância extraordinária que desde março condiciona a nossa vida e com a necessidade de incorporar na estratégia regional resposta aos imensos desafios que a crise pandémica, e a crise económica e social que ela acarreta, nos veio colocar.

 

O documento que agora se coloca à discussão procura já refletir isso mesmo, integrando uma nota preliminar que contextualiza a sua elaboração e, em cada uma das prioridades de intervenção propostas, uma secção que explicita as implicações geradas pelos efeitos da pandemia.

 

Para além disso, e porque as NUTS III constituem territórios pertinentes de territorialização de políticas públicas, este documento inclui também um capítulo relativo à territorialização da estratégia regional no qual se procura projetar a estratégia regional no território de cada NUTS III e, ao mesmo tempo, perceber como pode ser enriquecida pela visão construída a partir desse território, integrando as linhas fundamentais de exercícios de planeamento já concretizados pelas CIM da região.

 

A fase de auscultação pública que agora se inicia prolongar-se-á até ao dia 25 de setembro, por forma a permitir que os contributos que agora se recebam sejam ponderados e a região possa dispor de um referencial estratégico consensualizado para informar o desenho dos instrumentos de intervenção do novo ciclo de programação.

 

A Visão Estratégica para a Região Centro 2030" está disponível aqui e os contributos podem ser enviados até ao dia 25 de setembro para alexandra.rodrigues@ccdrc.pt

 

Fonte: Centro 2020/MC

Páginas