Portugal 2020

Subscreva feed Portugal 2020
Actualizado: há 25 minutos 54 segundos atrás

Nova unidade fabril em Faro, com apoio de Fundos UE

22 horas 50 minutos atrás

Foi hoje inaugurada a unidade fabril da empresa Carob World, no sítio do Rio Seco, em Faro, a qual resulta de um investimento global de 1.104.235,67 €, cofinanciado pelo Programa Operacional CRESC Algarve 2020 no montante de 315.645,83 €.

 

A Carob World é uma empresa que desenvolve, produz e comercializa produtos à base de alfarroba e noutros produtos autóctones, inovadores e benéficos para a saúde, valorizando um recurso endógeno da região do Algarve.

 

Com larga experiência na gestão de empresas internacionais, o mentor deste projeto contratualizou com a Universidade do Algarve, como gerente da Voltarion, um projeto de I&D (Projeto n.º 11079 - I&DT Empresarial - 16/SI/2015), através do qual foram criados os protótipos dos produtos que a Carob World irá agora produzir e levar para o mercado.

 

Estudos internos revelaram que existe a oportunidade de entrada no mercado com produtos que apresentam benefícios diretos para o consumidor devido às suas propriedades organoléticas e nutricionais, já que a alfarroba é um alimento funcional rico em fósforo, cálcio e magnésio.

 

Análises sensoriais com painéis de provadores atestam a boa aceitação do produto entre as pessoas que não gostam de produtos com cacau e entre as pessoas consumidores de produtos com cacau.

 

 

Fonte: CCDRAlgarve

 

Inaugurado novo espaço Europe Direct Minho

22 horas 50 minutos atrás

O espaço Europe Direct Minho que foi ontem inaugurado no campus de Barcelos do IPCA - Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, é um “projeto relevante”, que visa aproximar as populações das políticas europeias e dessa forma fazer a sua devida integração.

 

O Europe Direct Minho é um projecto do IPCA, em parceria com a Comissão Europeia através da sua Representação em Portugal, que desenvolve um trabalho de colaboração com a Comissão Europeia e o Parlamento Europeu.

 

O espaço faz parte da nova geração da Rede Europe Direct e desta forma a alteração da designação de Centro de Informação Europe Direct (CIED) Minho para Europe Direct Minho.

 

“Este espaço continua o trabalho do CIED Minho e através do seu trabalho no terreno recolhe e sistematiza as expectativas, as questões, as aspirações dos cidadãos da região de intervenção, no que diz respeito ao projeto europeu e transmite-as às instituições europeias, para que estas as possam verter nas suas propostas e aprovações de programas e políticas”, explicou ainda a presidente do IPCA durante a cerimónia de inauguração, assumindo este projeto como “relevante” para apoiar a transmissão das políticas da União Europeia aos cidadãos do Minho.

 

Ainda na cerimónia, a coordenadora Alzira Costa adiantou que o Europe Direct Minho vai ali funcionar nos próximos cinco anos, sendo que em Portugal existem 15 espaços e em toda a União Europeia a rede é constituída por cerca de 440.

 

 

Fonte: CorreioMinho/IPCA

A importância dos fundos da União Europeia para as regiões

Qua, 23/06/2021 - 00:00

Além de ajudar as regiões a recuperar da crise da COVID-19 e a reduzir as disparidades, os fundos da União Europeia (UE) devem torná-las mais verdes e criar empregos.

 

As regiões europeias continuam a desenvolver-se a ritmos diferentes e o reforço da coesão económica, social e territorial continua a ser uma das principais prioridades da UE.

 

Numa altura em que a pandemia agravou a situação, o Desenvolvimento Regional e a Política de Coesão obterão 243 mil milhões de euros da UE para o período de 2021-2027 para apoiar ações climáticas, programas sociais e um desenvolvimento urbano sustentável.

 

A 24 de junho, o Parlamento Europeu deverá adotar um "pacote de coesão" que engloba os principais fundos regionais: os Fundos Europeu de Desenvolvimento Regional e de Coesão (FEDER-FC); o Objetivo Territorial Europeu da política regional, levado a cabo pelo INTERREG que é principalmente financiado pelo FEDER; e um conjunto de objetivos para vários fundos de coesão e externos - o Regulamento das Disposições Comuns.

 

A nova política de coesão deverá simplificar os procedimentos, tornar os investimentos mais eficazes e alinhar-se com a transição das regiões para uma Europa com impacto neutro no clima, no âmbito do Pacto Ecológico Europeu e das ambições climáticas da recuperação face à crise da COVID-19.

 

Uma parte substancial do financiamento será mobilizada para projetos que promovam o crescimento inteligente e a economia verde. No futuro, a política de coesão deverá:

 

• Redirecionar pelo menos 30% dos fundos regionais para a ação climática

 

• Respeitar os objetivos ambientais, climáticos, de biodiversidade e de economia circular

 

• Investir no crescimento sustentável e na criação de empregos

 

• Oferecer apoio personalizado às regiões ultraperiféricas, ilhas e áreas despovoadas

 

• Centrar-se em Investigação e Inovação

 

• Alocar pelo menos 8% dos recursos do FEDER para o desenvolvimento urbano sustentável

 

No sentido de ajudar as regiões a recuperar dos efeitos da pandemia, espera-se que estes fundos apoiem a cultura, o turismo sustentável e a digitalização, ao mesmo tempo que deverão contribuir para tornar os sistemas de saúde pública mais resilientes.

 

O financiamento da política de coesão provém, por um lado, do Orçamento de Longo Prazo da UE e, por outro, do 'Next Generation EU', o pacote destinado a apoiar os países europeus ao abrigo do plano de recuperação económica da crise da COVID-19.

 

 

Fonte: ParlamentoEuropeu

Webinar | Avaliação do Contributo do PT2020 para Qualificação e Empregabilidade dos Jovens

Qua, 23/06/2021 - 00:00

O PO CH - Programa Operacional Capital Humano, em parceria com a SIC/Expresso, promove um webinar sobre a 'Avaliação do Contributo do PT2020 para a Qualificação e Empregabilidade dos Jovens' no próximo dia 30 de junho, às 10h00.

 

Assista online no auditório da E.volui ou através das contas Facebook e Youtube.

 

​Concluída a “Avaliação do contributo do Portugal 2020 para a Promoção do Sucesso Educativo, Redução do Abandono Escolar Precoce e Empregabilidade dos Jovens”, enquadrada no Plano Global de Avaliação do PT 2020 e no Plano de Avaliação do PO CH, os resultados são agora apresentados publicamente dia 30 de junho.

 

Consulte o PROGRAMA.

 

​Os Fundos da União Europeia têm vindo a desempenhar um papel determinante na evolução positiva dos resultados em torno do sucesso educativo dos jovens, contribuindo para uma aproximação aos padrões da UE, quer em matéria da qualificação da população, redução da taxa de abandono escolar precoce, quer ainda no aumento do sucesso educativo e melhoria do desempenho escolar.

 

Esta avaliação de impacto e de abrangência temática incidiu sobre um conjunto de 13 medidas apoiadas pelo Fundo Social Europeu, orientadas para a promoção do sucesso educativo, para o combate ao abandono escolar precoce e para a empregabilidade e prosseguimento de estudos dos jovens.

 

Destacam-se alguns dos Resultados do Investimento realizado quer pelo PO CH, quer pelos Programas Operacionais Regionais, que durante este quadro de financiamento cofinanciaram complementarmente algumas das medidas objeto desta avaliação.

 

 

Fonte: POCH

 

 

'Plano Turismo +Sustentável 20-23' disponível para consulta

Qua, 23/06/2021 - 00:00

Já está disponível para consulta e download o 'Plano Turismo +Sustentável 20-23', após conclusão da fase de consulta pública, da qual resultaram mais de 100 participações provenientes dos agentes do setor, entidades públicas, associações, cidadãs e cidadãos.

 

O 'Plano Turismo +Sustentável​ 2020-2023' é o referencial estratégico, participativo e dinâmico, alargado e criativo, através do qual o Turismo de Portugal assume a responsabilidade de mobilizar os agentes e a sociedade para a promoção da sustentabilidade no Turismo em Portugal, nos próximos três anos.

 

O total de contributos recebidos na consulta pública tornou o Plano mais completo e diversificado, crescendo de 74 para 119 ações. 

 

Saiba tudo em Plano Turismo +Sustentável 20-23.

 

 

Fonte: TurismoPortugal

Tavira tem novo site com apoio de Fundos UE

Qua, 23/06/2021 - 00:00

Com uma imagem mais apelativa e uma linguagem clara e acessível, foi lançado o novo sítio de internet do Município de Tavira a pensar no utilizador, com apoio de fundos da União Europeia.

 

Intuitivo e fácil de navegar, o novo site agrupa-se em seis grandes menus: Município, Viver, Visitar, Investir, Participar e Serviços Online.

 

Com o menu Serviços Online, a autarquia disponibiliza um novo canal de relacionamento entre os seus serviços, os cidadãos e as empresas com vista a simplificar processos, reduzir custos e evitar deslocações desnecessárias às suas instalações para entrega de requerimentos ou outras comunicações.

 

A partir de agora, e apenas com alguns cliques, é possível: consultar informações sobre procedimentos gerais (regulamentação, custos, prazos e documentos a entregar); descarregar formulários em formato pdf; consultar ou obter informações sobre o andamento dos seus processos; submeter requerimentos online, incluindo a documentação que for requerida.

 

Este novo projeto será implementado de forma gradual, sistemática e permanente, priorizando as necessidades dos cidadãos e das empresas.

 

A criação do novo site municipal insere-se na candidatura intermunicipal «#ALGARVEMAISDIGITAL», no âmbito do Programa Operacional CRESC Algarve 2020, financiada a 80 por cento pelo FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

 

 

 

Fonte: C.M.Tavira

Inaugurado Parque Urbano de Anadia na região Centro

Qua, 23/06/2021 - 00:00

Foi ontem inaugurado o Parque Urbano de Anadia no centro da cidade, que representa uma mais-valia para o concelho, podendo ajudar na fixação de população.

 

“É um sonho tornado realidade”, resumiu ontem a presidente da Câmara, Teresa Cardoso, na inauguração de um investimento cofinanciado pelo Programa Operacional CENTRO 2020.

 

Nos 8,5 hectares do novo Parque Urbano de Anadia cabem uma vasta área arborizada e ajardinada, equipamentos desportivos (para padel, futebol, basquetebol, voleibol ou minigolfe), um parque de merendas, uma cafetaria, um parque infantil, uma praça central para pequenos eventos, um lago biológico e percursos pedonais e cicláveis.

 

Situada na marquem esquerda do Rio Serra, a nova área verde da cidade começou a ser pensada em 2017 e é um trunfo para a “fixação de população” no concelho, acredita a autarca.

 

O parque “é uma enorme mais-valia e um orgulho”, assumiu, realçando o papel “imprescindível” dos fundos europeus no financiamento do projeto que contou com uma comparticipação comunitária de 1,5 milhões de euros.

 

Participaram no evento a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e a presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Isabel Damasceno, principal gestora dos fundos europeus na região Centro do país.

 

A ministra da Coesão Territorial saudou a criação de um “parque magnífico” num “espaço que se encontrava degradado” e que vem “melhorar a qualidade de vida” em Anadia. Uma das “prioridades” do próximo pacote de fundos europeus será o financiamento de parques verdes, sublinhou a governante.

 

Ana Abrunhosa realçou o “poder transformador” dos fundos comunitários em diversas áreas da governação e exaltou o papel do poder local na sua aplicação, esperando que os próximos anos fiquem marcados pela “consolidação da descentralização”, não deixando as juntas de freguesia de fora.

 

 

Fonte: C.M.Anadia/DiarioAveiro

‘Recuperar Portugal’ é o novo site do PRR

Ter, 22/06/2021 - 00:00

‘Recuperar Portugal’ é o nome do novo site, recentemente lançado, com toda a informação sobre o PRR - Plano de Recuperação e Resiliência português.

 

Esta nova plataforma está dividida em 5 grandes Blocos Temáticos:

 

| PRR
 

| RESILIÊNCIA
 

| TRANSIÇÃO CLIMÁTICA
 

| TRANSIÇÃO DIGITAL
 

| CANDIDATURAS

 

No âmbito das CANDIDATURAS foram já lançados dois Avisos de Concurso relativos a ‘Qualificações e Competências’ com candidaturas até 10 de setembro:

 

PROGRAMA IMPULSO JOVENS STEAM (AVISO N.º 01/PRR/2021)

Promoção e apoio a iniciativas orientadas exclusivamente para aumentar a graduação superior de jovens em áreas de ciências, tecnologias, engenharias, artes e matemática (STEAM - Science, Technology, Engineering, Arts and Mathmatics).

Data do Aviso: 21/06/2021

Submissão de Candidaturas de “Manifestação de Interesse” até 10/09/2021

 

PROGRAMA INCENTIVO ADULTOS (AVISO N.º 01/PRR/2021)

Apoio à conversão e atualização de competências de adultos ativos através de formações de curta duração no ensino superior, de nível inicial e de pós-graduação, assim como à formação ao longo da vida.

Data do Aviso: 21/06/2021

Submissão de Candidaturas de “Manifestação de Interesse” até 10/09/2021

 

Fique atento! Nos próximos dias serão lançados novos Avisos de Candidatura nesta página.

 

Saiba tudo sobre o PRR português no site ‘Recuperar Portugal’.

 

Assista ao VÍDEO de APRESENTAÇÃO.

 

 

Fonte: PRR-Recuperar Portugal

Conferência ‘Fundos Europeus - Gestão, Controlo e Responsabilidade’

Seg, 21/06/2021 - 00:00

Começa hoje a Conferência “Fundos Europeus: Gestão, Controlo e Responsabilidade”, coorganizada pelos Tribunais de Contas de Portugal e Europeu, onde participa a AD&C - Agência para o Desenvolvimento e Coesão representada pelo seu Presidente, Nuno Santos.

 

Em debate estão as prioridades e os desafios subjacentes ao Quadro Financeiro Plurianual (QFP) e o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), a Transição Climática e o Futuro Digital, o efeito da pandemia na sustentabilidade das Finanças Públicas, os modelos de governação e de controlo.

 

Com PARTICIPAÇÕES confirmadas, destacam-se o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o Primeiro-Ministro, António Costa, a Comissária Europeia Elisa Ferreira, o Ministro do Planeamento, Nelson de Sousa, e vários especialistas e responsáveis de instituições ligadas aos temas em discussão.

 

O Presidente da AD&C, Nuno Santos, intervem como orador no Painel ‘QFP 2021-2027 e PRR: Modelos de Governação e Controlo’, dia 22 de junho.

 

O Presidente do Tribunal de Contas de Portugal, José Tavares, e o Presidente do Tribunal de Contas Europeu, Klaus-Heiner Lehne, coorganizadores desta conferência, intervirão na abertura.

 

A Conferência conjunta realiza-se em Lisboa, nos dias 21 e 22 de junho, e tem uma particularidade num ano de circunstâncias atípicas: decorre quer de forma presencial, com os oradores e os moderadores, quer virtual, sendo, desta forma, totalmente aberta a quem estiver interessado.

 

O ‘STREAMING’ permite assistir à conferência em português e inglês. Pode inscrever-se desde já aqui para colocar perguntas aos participantes na conferência.

 

Desde os participantes ao programa, passando pelo local da conferência ou pelas notícias que já foram publicadas, este ‘MICROSITE’ vai responder às suas questões.

 

A iniciativa coincide com a Presidência Portuguesa da União Europeia e com o início de um quadro financeiro plurianual da União Europeia, bem como com o do Plano de Recuperação e Resiliência.

 

As línguas em que decorre a conferência são o Português e o Inglês, com interpretação simultânea.

 

 

Fonte: TC/TCE

Inaugurada ETAR de Nelas III e Sistema Intercetor

Seg, 21/06/2021 - 00:00

O Município de Nelas inaugurou, hoje, o projeto ETAR de Nelas III e Sistema Intercetor, no âmbito de uma candidatura financiada por fundos da União Europeia, através do PO SEUR - Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.

 

A cerimónia foi presidida pelo Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, e contou com a presença da Presidente da Comissão Diretiva do PO SEUR, Helena Pinheiro de Azevedo.

 

No âmbito do Programa, após a cerimónia de inauguração, foi feita uma visita às instalações da nova ETAR de Nelas III. 

 

Saiba mais sobre o projeto ETAR de NELAS III e Sistema Intercetor.

 

 

Fonte: POSEUR

 

 

 

Abertura oficial do Passadiço de Altura no Algarve

Seg, 21/06/2021 - 00:00

No próximo dia 24 de junho, às 18h00, realiza-se a abertura oficial da Estrutura de Salvaguarda do Cordão Dunar da Praia de Altura, também conhecida como Passadiço de Altura, em Castro Marim, no Algarve. 

 

Esta importante intervenção no âmbito da proteção e preservação ambiental, mas também do ponto de vista da atratividade turística, foi cofinanciada a 75% pelo Fundo de Coesão, através do PO SEUR - Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.

 

A estrutura de salvaguarda do cordão dunar da Praia de Altura consiste na elevação de um passadiço entre a Praia da Verdelago (Altura) e a Praia da Lota (Manta Rota), com passagem na ribeira do Álamo por uma ponte.

 

É um passadiço com cerca de 1500 metros, com uma largura de 3 metros, que serpenteia o sistema dunar, abraçando os apoios de praia a enquadrar na frente-mar e com zonas de descanso, iluminação e música.

 

A intervenção envolve ainda a requalificação de cinco acessos à praia, já existentes, estimando-se o total do investimento em 752.904,12 euros, enquadrados no âmbito do PO SEUR.

 

Quer a contrapartida nacional, quer a despesa não elegível, são comparticipadas no âmbito da Linha BEI PT 2020 - Autarquias, Empréstimo Quadro assinado entre o BEI, Banco Europeu de Investimento, e Portugal.

 

No âmbito desta inauguração, pelas 11h00, será apresentado um vídeo promocional sobre a ÁGUA, realizado no âmbito da obra de abastecimento de água a 32 povoações do interior do concelho, investimento igualmente integrado no PO SEUR, cofinanciado a 82,04% pelo Fundo de Coesão.

 

 

Fonte: C.M.CastroMarim

 

 

Lançado Aviso ‘FSUE COVID -19’ para apoio aos custos públicos do combate à pandemia

Seg, 21/06/2021 - 00:00

No âmbito da pandemia COVID-19, o POAT 2020 – Programa Operacional Assistência Técnica, abre hoje, 21 de junho, um AVISO para submissão de candidaturas ao abrigo do FSUE - Fundo de Solidariedade da União Europeia.

 

As operações a financiar pelo FSUE COVID-19 respeitam a despesas públicas de emergência para conter e limitar a pandemia da doença COVID -19, realizadas no território nacional, incorridas entre a entrada em vigor do Decreto -Lei n.º 10 -A/2020, de 13 de março, que constitui a primeira medida legislativa de combate à pandemia, e o dia 30 de setembro de 2020.

 

O financiamento a conceder no âmbito do FSUE COVID -19 tem como beneficiários os municípios portugueses, como organismos responsáveis pela execução das candidaturas.

 

Consulte AQUI:

 

| AVISO DE ABERTURA

 

| Despacho conjunto da Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública e do Ministro do Planeamento

 

 

Fonte: POAT-AD&C

 

Lições do Portugal 2020 | Debate sobre Apoios a Empresas

Seg, 21/06/2021 - 00:00

No próximo dia 29 de junho, das 9h00 às 12h00, realiza-se o webinar ‘Lições do Portugal 2020 | Sessão de Debate sobre Apoios a Empresas’, promovido pela Direção Geral Regional da Comissão Europeia, em parceria com a AD&C – Agência para o Desenvolvimento e Coesão.

 

Nesta sessão de debate serão apresentados dois relatórios, sendo o primeiro relativo à ‘Avaliação do apoio financeiro a empresas em Portugal: subvenções, prémios, ajudas reembolsáveis, instrumentos financeiros’, apresentado por Fernando Alexandre, Professor na Universidade do Minho.

 

O segundo Relatório recai sobre ‘O impacto do surto de COVID-19 nos setores do turismo e viagens em Portugal: recomendações para maximizar a contribuição do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e do Fundo de Coesão (FC) para a recuperação’ e será apresentado por Carlos Costa, Professor na Universidade de Aveiro.

 

A abertura do evento ficará a cargo de Caroline Callens, Chefe da Unidade Geográfica de Portugal e Espanha da Direção Geral Regional da Comissão Europeia.

 

O debate sobre os resultados dos dois estudos será animado por Duarte Rodrigues, Vice-Presidente da AD&C, e comentado por Sandra Primitivo, da EY, coordenadora da Avaliação da implementação dos Sistemas de Incentivos do Portugal 2030, António Saraiva, Presidente da CIP, Luís Araújo, Presidente do Turismo de Portugal, José Apolinário, Gestor do PO Algarve 2020 e Nuno Mangas, Gestor do PO COMPETE 2020.

 

Para participar no evento, consulte o PROGRAMA e efetue a sua INSCRIÇÃO GRATUITA, após a qual ser-lhe-á enviado o link de acesso ao webinar, transmitido na plataforma ZOOM.

 

 

Fonte: AD&C

Lançamento Europeu do Novo Programa Erasmus+

Sex, 18/06/2021 - 00:00

Realiza-se hoje o lançamento oficial, a nível europeu, do novo Programa Erasmus+, no Centro Cultural de Viana do Castelo, no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia.

 

Consulte o PROGRAMA do evento que inclui vários debates e workshops sobre o Erasmus+ e o Corpo Europeu de Solidariedade.

 

O Erasmus+ é o programa europeu que apoia a Educação, a Formação, a Juventude e o Desporto. O novo Erasmus+ dispõe de um orçamento estimado de 26,2 mil milhões de euros, montante que é quase o dobro do financiamento do programa anterior (2014-2020).

 

O programa 2021-2027 coloca uma forte tónica na inclusão social, nas transições ecológica e digital e na promoção da participação dos jovens na vida democrática.

 

Apoia as prioridades e atividades estabelecidas no Espaço Europeu da Educação, no Plano de Ação para a Educação Digital e na Agenda de Competências para a Europa.

 

O Programa também apoia o Pilar Europeu dos Direitos Sociais, a cooperação europeia na área da Educação e Formação, executa a Estratégia da UE para a Juventude 2019-2027 e desenvolve a dimensão europeia do desporto.

 

Saiba mais aqui.

 

 

Fonte:2021PortugalEU/C.M.Viana do Castelo

Webinar sobre ‘Fundos Europeus e investimentos nas redes de transporte e de conectividade’

Sex, 18/06/2021 - 00:00

Realiza-se no próximo dia 23 de junho, às 14h30, o quinto encontro do Ciclo de Webinars 2021 ‘Fundos Europeus: Resultados e Desafios’, promovido pela Representação da Comissão Europeia em parceria com a Agência para o Desenvolvimento e Coesão, I.P. - AD&C.

 

No PROGRAMA deste terceiro webinar, dedicado ao tema ‘Fundos Europeus e investimentos nas redes de transporte e de conectividade’ participam como oradores Romeu Reis, perito em Planeamento, Fundos Estruturais e Transportes e João Marrana, Presidente do Conselho de Administração do Metro Mondego.

 

Os comentários estão a cargo de Manuel Tão, Professor da Universidade do Algarve, e Francisca Cordovil, Diretora de Serviços Fundos de Coesão (1988-2011).

 

Para acompanhar o evento EM DIRETO, basta aceder ao link de acesso YOUTUBE da Representação da Comissão Europeia.

Esta iniciativa tem como objetivo contribuir para um balanço equilibrado da aplicação dos Fundos – os resultados e as deficiências – e lançar pistas sobre os desafios do próximo período de programação, promovendo uma visão informada e crítica sobre estas matérias.

 

O Ciclo é composto por oito sessões ao longo dos meses de maio, junho e 1ª quinzena de julho, potenciando o impacto da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia.

 

Os oito seminários previstos terão uma duração aproximada de 90 minutos, decorrerão em formato virtual e contam com a participação de um vasto e diversificado painel de especialistas com diferentes experiências nesta matéria.

 

Pretende-se combinar uma visão interna do processo de aplicação dos fundos, com uma visão do conjunto dos fatores explicativos das evoluções nas áreas/sectores onde os fundos têm sido aplicados.

 

 

Fonte: REPER/AD&C

 

Sessão de informação sobre Política Agrícola Comum

Sex, 18/06/2021 - 00:00

A Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC) acolhe, no próximo dia 23 de junho, às 11h00, em formato presencial e online, a ação de informação “Agricultura Sustentável e Competitiva: A Política Comum e o Pacto Ecológico Europeu”, dinamizada pelo Projeto Greenlight.

 

Informar e esclarecer sobre o papel da Política Agrícola Comum (PAC), as estratégias que lhe estão associadas, nomeadamente o Pacto Ecológico Europeu, a Estratégia “Do Prado ao Prato” e a Estratégia de Biodiversidade, bem como sobre oportunidades de financiamento são os objetivos desta ação.

 

A ação, que conta com financiamento do Programa da União Europeia IMCAP e apoio da INOVA+, está aberta ao público em geral.

 

Os interessados em participar devem INSCREVER-SE AQUI.

 

 

Fonte: ESAC

Ribeira Grande investe em eficiência energética nos edifícios

Sex, 18/06/2021 - 00:00

A Câmara da Ribeira Grande adjudicou a empreitada de implementação de medidas de Eficiência Energética em Infraestruturas Públicas, na ordem dos 332 mil euros, comparticipado em 85% pelo Programa Operacional AÇORES 2020.

 

As intervenções de substituição da iluminação contemplam, nesta fase, o Teatro Ribeiragrandense, o estádio municipal da Ribeira Grande, a ETAR de Rabo de Peixe, o GAM – Gabinete de Atendimento ao Munícipe, as piscinas municipais da Ribeira Grande e a escola D. Paulo José Tavares (Rabo de Peixe).

 

Os imóveis escolhidos tiveram em conta a monitorização efectuada ao nível do consumo energético, optando-se por intervir nestes devido ao consumo excessivo detectado, de acordo com Alexandre Gaudêncio, Presidente da Câmara da Ribeira Grande.

 

O investimento também contempla a “instalação de detectores de presença, comando astronómico para iluminação exterior e instalação de painéis fotovoltaicos para produção de energia para auto-consumo.”

 

A substituição das lâmpadas existentes por novas de tecnologia LED vai permitir uma redução de consumos para cerca de metade, o que constitui “um contributo significativo para a sustentabilidade económica e ambiental”.

 

 

Fonte: C.M.RibeiraGrande

Horizonte Europa apoia reforço de investigação em áreas criativas

Sex, 18/06/2021 - 00:00

Um manifesto destinado a reforçar a investigação científica na Europa, em áreas como cinema, música, arquitetura, design e património, foi lançado dia 17 em Lisboa, com os primeiros concursos de financiamento de projetos a serem lançados na próxima semana.

 

Pela primeira vez, as indústrias criativas e culturais, passam a ser consideradas para efeitos de projetos financiados pelo Programa Horizonte Europa 2021-2027 de apoio à investigação e inovação.

 

O 'Manifesto de Lisboa sobre Indústrias Criativas Centradas no Cidadão e Orientadas para a Investigação' resultou de "uma articulação entre o Parlamento Europeu, Estados-Membros e a Comissão Europeia" para "reforçar a área das indústrias criativas", segundo o ministro da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior, Manuel Heitor, que subscreve o documento.

 

O titular da pasta da Ciência e Tecnologia mencionou que "os primeiros concursos para investigação em indústrias criativas" abrem em 22 de junho. Em particular, o Instituto Europeu da Inovação e da Tecnologia irá lançar "concursos para projetos nesta área" a partir de outubro.

 

Uma cópia do manifesto foi entregue à comissária europeia para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, Mariya Gabriel, no final da mesa-redonda 'Indústrias Criativas para a Europa Centradas no Cidadão e Orientadas para a Investigação', que decorreu no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia.

 

O documento tem como primeiros subscritores, além do ministro Manuel Heitor, a presidente da Ciência Viva, Rosalia Vargas, e o eurodeputado alemão Christian Ehler, relator do programa específico de execução do Horizonte Europa, orçado em 95,5 mil milhões de euros.

 

 

 

Fonte: 2021PortugalEU/Lusa

NextGenerationEU mobiliza 20 mil milhões de euros para apoiar recuperação da Europa

Qui, 17/06/2021 - 00:00

Na sua primeira transação NextGenerationEU, a Comissão Europeia mobilizou 20 mil milhões de euros para financiar a recuperação da Europa da crise do coronavírus e das suas consequências, através de uma obrigação de dez anos, a pagar até dia 4 de julho de 2031.

 

Trata-se da maior emissão de obrigações institucionais na Europa, a maior operação institucional única de sempre e o maior montante que a UE mobilizou numa única operação.

 

As obrigações atraíram um grande interesse por parte dos investidores em toda a Europa e no mundo, graças às quais a Comissão obteve condições tarifárias muito favoráveis, à semelhança das repetidas emissões bem-sucedidas no âmbito do Instrumento SURE.

 

Para mais informações, consulte o comunicado de imprensa.

 

A conferência de imprensa da Presidente Ursula von der Leyen e do Comissário Johannes Hahn pode ser vista de novo AQUI.

 

 

Fonte: Rep.CEPortugal

Lançamento do Programa Europa Criativa 2021-2027

Qui, 17/06/2021 - 00:00

Hoje e amanhã, 17 e 18 de junho, tem lugar a Conferência de Lançamento do Programa Europa Criativa 2021-2027, em Belém, promovida no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia.

 

A Conferência tem como objetivo apresentar as principais novidades do novo Programa Europa Criativa, com dotação financeira de 2,5 mil milhões de euros, bem como explorar as suas sinergias com outros instrumentos de financiamento europeus.

 

Este programa é para o período 2021-2027 e, segundo a ministra da Cultura, Graça Fonseca, tem já em conta a crise provocada pela pandemia.

 

O Programa lança Avisos para que os diferentes agentes possam concorrer a este apoio, tal como já acontecia, e não há montantes estabelecidos para cada país.

 

Os diferentes agentes vão poder candidatar-se em pé de igualdade, mas haverá um destaque para a área da MÚSICA, pela primeira vez, anuncia a ministra Graça Fonseca. Isto porque esta foi uma área particularmente afetada nos últimos tempos.

 

Além da Ministra da Cultura, participam na conferência o Vice-Presidente da Comissão Europeia, Margaritis Schinas, a Comissária Europeia para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, Mariya Gabriel, o Comissário Europeu para o Mercado Interno, Thierry Breton, a Secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias, e a Presidente da Comissão da Cultura e da Educação do Parlamento Europeu, Sabine Verheyen.

 

Siga EM DIRETO AQUI.

 

 

Fonte:2021PortugalEU

Páginas